20 de maio de 2016

[Resenha #55] - Let's Go! Imigrando Para o Canadá

Olá leitores!!

Sexta-feira linda aqui em Recife!! Ótimo dia para uma boa resenha! Tenho certeza que vão gostar do livro que vou mostrar à vocês!! Não deixem de ler a postagem até o final, porque tem muita coisa importante e interessante ligado à esse livro! Eu o ganhei da autora Lila Kuhlmann, que é muito simpática e já é uma grande amiga! 







- FICHA TÉCNICA - 

Título: Let's Go! Imigrando para o Canadá
Autora: Lila Kuhlmann
Editora: Vermelho Marinho
Ano: 2016
Páginas: 280

Classificação
 *****

- SINOPSE -  

Let's Go!Imigrando para o Canadá conta as experiências vividas pela autora e sua família por ocasião de sua mudança para a Grande Toronto. Ela trata de questões ligadas à adaptação do imigrante à cultura canadense nos aspectos mais íntimos do dia-a-dia local. A obra trata do processo de obtenção de visto e imigração, de características culturais, infraestrutura e adaptação a esse imenso país multicultural.

Vários temas são descritos de uma forma intimista com linguagem fácil e direta. Let's Go! Imigrando para o Canadá tem uma narrativa envolvente e divertida, escrita sob um contexto reflexivo, que te transportará para o Canadá. Conheça o país da solidariedade, igualdade e inclusão.





- RESENHA- 

Imagina seu marido chegar do trabalho e chamar você para uma conversa sobre uma possível transferência de residência. Tudo bem né? Obaa! Agora, imagina essa transferência para o Canadá?! Foi essa a experiência que Lila passou e nos conta tão detalhadamente em seu livro de estréia .

Uma grande mudança, principalmente quando se tem filhos. É um outro país, com uma cultura totalmente diferente do Brasil. Mas não existem só situações ruins ou difíceis. Muitas coisas boas seriam tiradas dessa vivência, como o crescimento profissional do marido de Lila e moldura no campo emocional e intelectual dos filhos. Sem contar o inglês que viraria fluente e isso é de extrema importância. Um grande diferencial. São os prós e os contras de morar fora. Toda essa experiência vocês encontrarão nas páginas desse livro.

Hoje ela mora em São Paulo, mas morava no Rio de Janeiro, assim como eu. Solzão de 40°! E agora, com essa mudança, teria que enfrentar temperaturas baixíssimas! Abaixo de zero, chegando a -15° e raramente, porém não impossível, -30°! Imagina!! Mas essa experiência os tornou melhores e fortes em todos os sentidos. Fizeram amigos, aprenderam a língua e todos os obstáculos foram vencidos!





- O QUE EU ACHEI DO LIVRO - 

Para começar, vocês precisam saber que ele é muito bom e muito completo! A editora fez um trabalho ótimo com o livro e em algumas páginas, vocês encontram pequenas ilustrações. 

Assim como nossa querida Lila, ele é bem organizado. Ela decidiu abordar a leitura em 4 etapas! 

  • Informações sobre o planejamento deles (adaptação e mudanças);
  • Informações sobre cultura, infraestrutura e serviços;
  • Relatos sobre  adaptação através de e-mails pessoais para família e amigos;
  • Descrição das impressões da autora sobre adaptação e vivência no local.
Só aí já dá para perceber que vem coisa boa pela frente né? 
Vamos seguir com o tour pelo livro!


Let's Go! Imigrando para o Canadá é uma delícia de ler, não só pelo texto fluído, mas também pelo conteúdo que ele trás! São inúmeras informações interessantes, sem contar que a autora, completa a história com um toque de humor que faz toda a diferença! Ela é muito divertida em suas passagens!

Durante a leitura você encontra dicas (inclusive de lazer), curiosidades, as situações que ela passou ainda descobrindo a nova cultura e explica vários termos em inglês (que são bem interessantes e úteis).

ERRAR É HUMANO: Nas lojas, se quiser uma informação, evite pedi-la aos clientes. Procure um atendente. A maioria das pessoa se incomoda ao ser abordado sem estar prevenida.

Mesmo em alguns momentos que ela ficou um pouco triste ou com saudades de seu lar, tratou tudo com muita paciência e equilibro, até porque sem isso, nada vai para frente. Lila também expressa seus sentimentos a cada prova e mostra que a base, além da organização, é o planejamento. Podemos aprender muito com ela. Nunca desistir, ter calma, confiar na família e seu poder de superação.



Em Let's Go! Imigrando para o Canadá você encontra os assuntos principais para quem quer morar fora. 


  • Adaptação às pessoas; 
  • Clima (frio, neve, brincadeiras, jogos);
  • Lojas
  • Mercado; 
  • Assuntos do carro e normas para dirigir (Lila tirou uma nova carteira de motorista lá); 
  • Saúde;
  • Escola para os filhos;
  • Ensino nas escolas;
  • Assuntos bancários;
  • Trabalho (voluntário também);
  • Imigração;
  • Segurança; 
  • Dia-a-dia da população;
  • Transportes públicos;
  • Moradia.



Lendo eu descobri coisas que nem fazia ideia! Ela se encantou com as pessoas, e consegue passar direitinho o sentimento para seus leitores. Me deu muita vontade de ir pra o Canadá. Lila fala muito bem das pessoas. Diz que é um povo de boa fé, organizados, educados e confiam muito uns nos outros. Tudo é organizado em prol das pessoas. Um sonho de lugar!

Mesmo que você não tenha intensão de visitar o lugar, o livro te mostra um nova cultura e conhecimento nunca é demais! Outra coisa muito legal e divertida, pelo menos eu achei, o livro é interativo!! Sim! Ele é vinculado com um site e possui facebook, para que possamos ver as fotos da viagem. Você vive  história junto com ela! Uma experiência maravilhosa!!


Para acompanharem a história de pertinho, curtam a página do livro no facebook! 
É só clicar aqui e seguir para o Canadá com Lila e sua família!

 A fotos são ótimas! O facebook é atualizado sempre, vale muito a pena acompanhar e ficar por dentro de assuntos ligados ao Canadá!


- A  AUTORA -



Lila Kuhlmann tem 43 anos, é consultora na empresa Canadá Let's Go!, é casada e mãe de 3 filhos. Cursou Desenho Industrial na UFRJ, trabalhou como tutora na área das ciências exatas e estava cursando Direito quando decidiu aceitar uma proposta para se mudar para o Canadá com a família.

A percepção de que há pouquíssimas informações em livros ou na web relacionadas à adaptação do imigrante nesse gigantesco país a levou a escrever Let's Go! Imigrando para o Canadá. Com essa obra, mais do que apresentar essa nação multicultural, a autora espera mostrar a todos os seus leitores que solidariedade, igualdade e inclusão são uma realidade possível.


- ONDE COMPRAR O LIVRO - 

(autografado)



- AGRADECIMENTOS - 

Gostaria de agradecer à Lila pelo carinho e confiança que teve em mim. Por me apresentar essa nova cultura e um grande conhecimento sobre imigração! Por ceder o livro para que eu pudesse ler e resenhar! Espero que tenha gostado da resenha que fiz de coração e também espero que tenha gostado do efeito de neve caindo. <3


Beijinhos e até a próxima!! 



4 comentários:

  1. Adorei essa dica. Tenho o sonho de fazer intercâmbio pro Canadá e seria uma leitura bem informativa para isso! Curti. :D

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu falo que esse livro é completo, ele é sim! Vale muito a pena ler, porque ela te facilita em tudo que precisa fazer! Dá dica de onde ir para resolver burocracia, fala obre visto, tudo mesmo!! Ele também está sendo uma base para mim!!

      Depois me conta se você leu!! E pode indicá-lo a quem precisa!!

      Beijinho

      Excluir
    2. Mirelle, que sorte você gostou do meu livro. Imagine ter uma resenha negativa... rsrs. Sua resenha foi muito bem estruturada. Me impressionou! A página final do livro traz sites úteis e o endereço da página do Facebook para obter mais informações! Querendo falar comigo : lila@canadaletsgo.com

      Excluir
    3. Mirelle, que sorte você gostou do meu livro. Imagine ter uma resenha negativa... rsrs. Sua resenha foi muito bem estruturada. Me impressionou! A página final do livro traz sites úteis e o endereço da página do Facebook para obter mais informações! Querendo falar comigo : lila@canadaletsgo.com

      Excluir