28 de abril de 2015

[Resenha #49] - Na Escuridão dos Dias


Olá leitores!

Aqui no blog teremos mais uma resenha de livro. Na Escuridão dos Dias foi cedido pela autora, parceira do blog, Cristina Deutsch. Para conhecer uma pouco mais sobre sua vida, clique aqui e leia a postagem de apresentação. Caso queira conhecer um pouco do livro antes da resenha, leia a postagem da coluna Li Até a Página 100 e...




FICHA TÉCNICA

Autora: Cristina Deutsch
Editora: Lulu
Páginas: 207

Classificação: ❤❤❤❤❤


- SINOPSE - 

 ”Na escuridão dos dias” é uma ficção histórica que traz como cenário a Guerra de Secessão da Iugoslávia. Quando nacionalistas tentaram impedir que a Bósnia-Herzegovina se separasse do que restou da antiga Iugoslávia em Abril de 1992. 

Milla, uma menina ruiva e Sardenta, ainda tão pequena precisou conviver com os martírios causados por esse evento. Ao findar a fase sangrenta em seus país ela percebe que sua vida não seria mais como antes, ao conhecer a omissão e deslealdade.Alguns anos se passaram e Milla já adulta encontra o que toda mulher sonha: o grande amor da sua vida, e com Fateen viverá uma paixão que terá altos e baixos, e descobrirá no momento certo toda a verdade sobre seu passado, e, essa revelação mudará suas prioridades.

Uma historia de ganância, ambição, luta e jogo de poderes; Através da ficção,o livro levanta o véu que manteve Milla e todo os muçulmanos sem direito a identidade e uma vida digna, e serve de alerta para as novas gerações:a liberdade é o maior bem para todos e especial para aqueles que sobreviveram a escuridão dos dias “



- RESENHA -


Era 1992, quando a guerra começou. Milla, uma menina passou por esta infeliz experiência. Tudo piorou em Abril do mesmo ano. Ela estava estudando e de repente, homens mascarados invadiram sua escola. Com isso ela só via atrocidades. À noite, esses mesmo homens destruíram a escola.

Muitos entes queridos foram perdidos nessa guerra, muitos homens torturados, mulheres e meninas foram estupradas e esse era apenas o começo, até tanques e canhões viu serem apontados para ela. O pai, tio e primo de Milla conseguiram fugir de da "linha de fogo" e felizmente, a família dela conseguiu se esconder no porão de sua casa. 

Meses após a estadia nesse porão, o alimento estava escasso e muito difícil de se conseguir. A comida era doada por alguns países e certo dia, os pais de Milla saíram do abrigo para buscar provisões, mas infelizmente, foram atingidos por uma bomba. 

Três anos e meio depois, Milla saiu do porão, ao final da guerra, e com o que restara de sua família e sua vida. Estava devastada. Seu tio passou a assumir sua guarda e acabou apoderando-se de sua pensão, deixada pelos pais. Muito injusto na cabeça de Milla, embora fosse totalmente grata aos cuidados dados a ela. 

Em um dia, como outro qualquer, seu tio chega em casa com uma grande notícia, a visita de um xeique árabe, muito importante. Três dias depois desse encontro, o tio de Milla chega em casa dizendo que foi convidado a passar três dia na mansão particular do xeique Abdul-Shahid e foi aí que Milla conheceu Fateen.

Ele a notou assim que pôs os olhos nela. Conversaram um pouco e ela pode conhecer parte de sua personalidade. Achava-o prepotente e mimado, por ele ter dito que conseguia tudo o que ele queria, porém, muito atraente.

Ela não estava acostumada ao luxo e tinha uma cultura bem diferente da dele. Ficou mais intrigada ainda quando Fateen se declarou e afirmou que a queria como sua esposa. Milla não acreditou naquilo e não queria casar de jeito nenhum, mas seus tios conseguiram convencê-la.

Foi morar na casa de seu marido. Descobriu que ela não era a única esposa e que ele já tinha vários filhos, e o pior, ele só era carinhoso na frente de outros, o que era estranho. De uma hora para outra, passou a ser agressivo e exigir que assinasse vários papéis e ficava muito nervoso quando ela perguntava sobre o que era. Não era boba, jamais assinaria algo sem saber o que era.

Com o passar dos dias, mais preocupada estava. Não se sentia à vontade ali e pouco entendia a língua falada naquela casa. Mal conseguia se comunicar, e também não estava se importando com isso. Em seu interior sabia que algo estava errado. E ela tinha razão.



- O QUE EU ACHEI DO LIVRO -


Gostei muito dessa estória. Mergulhei de cabeça na vida de Milla. Depois da guerra ela se tornou uma mulher de 22 anos muito inteligente, questionadora e decidida.

Na Escuridão dos Dias é um livro que fala de dias realmente turbulentos, mas também é uma grande estória de superação. Tem um final incrível e passa longe de ser um clichê. Milla dá uma reviravolta na vida e finalmente consegue ser feliz, mesmo com tudo que aconteceu.

A autora descreveu muito bem a guerra e seus acontecimentos. Foi tão bem detalhado, que me emocionou. Devorei o livro a medida que podia, por estar ocupada com outras coisas. Se deixasse, não conseguiria parar de ler até terminar. Acho que todos deveriam fazer essa leitura.



- BOOK TRAILER -



- AGRADECIMENTOS -

Agradeço de coração à autora Cristina Deutsch por ter me cedido essa grande obra de nossa literatura. Milla certamente servirá de exemplo à muitas pessoas, como foi para mim. Mesmo passando por diversos problemas, cresceu uma pessoa forte, e com sentimento de justiça muito grande. Espero que continue escrevendo e nos encantando e emocionando com suas estórias.


 - NAS REDES SOCIAIS - 



                                              


- ONDE COMPRAR - 




Bom leitores, esperam que tenham gostado dessa resenha! Não esqueçam de comentar o que acharam, aqui nessa postagem!!

Beijinhos e Até a próxima!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Mirelle e a todos os seguidores do blog!
    Antes de qualquer coisa, muito obrigada por seu carinho e dedicação, com meu trabalho e para com minha pessoa. Fico feliz em saber que tenha gostado da obra, espero que seus fiéis seguidores leiam e gostem tanto quanto você. Nós escritores nacionais e que trabalham de forma independente, precisamos de pessoas empenhadas e responsáveis como você, para divulgar a literatura nacional. Deixo aqui mais uma vez toda minha gratidão e, desejo-lhe saúde e sucesso em todas as áreas de sua vida!
    Tenha um lindo e lido dia!
    Beijos literários da CD

    ResponderExcluir