13 de outubro de 2014

Poltergeist



Olá Leitores

Vamos à primeira postagem do Especial que já juntou com a famosa coluna aqui do blog!! Vamos conhecer um pouquinho mais sobre esse fenômeno atormentante.


POLTERGEIST



Quem nunca ouviu falar desse fenômeno? Seja pelos filmes ou por algum relato? 


A palavra poltergeist vem do alemão, e significa espiríto ruidoso. São chamados, também, de "Fantasmas Barulhentos" ou "Fantasmas Brincalhões". Essas são manifestações físicas que acontecem em um determinado local. E elas existem em todos os países. 


Deve-se ter muito cuidado, pois esse fenômeno é muito violento!


O QUE ELE É CAPAZ DE FAZER

  • lançar pedras, dentre quaisquer outros objetos
  • movimentação de objetos (leves ou pesados)
  • aparecimento e desaparecimento de objetos, sons, luzes, 
  • ataques físicos 
  • abertura de portas
  • estouro de lâmpadas
  • ruído de passos ou correria
  • música vindo do nada
  • brinquedos tomando vida mesmo sem bateria
  • correntes de ar
  • surgimento de fogo
  • sumiço ou aparecimento de objetos 
  • talheres caindo
  • copos se quebrando do nada
  • entre muitas outras coisas


Esse fenômeno é investigado desde muito tempo atrás. Antigamente se achava que era obra de bruxas ou até possessão diabólica. Acreditavam, também, que quem provocava as manifestações, eram espíritos de pessoas que já morreram, por isso eram diretamente ligados à espíritos travessos, onde o único motivo era assustar os vivos.



O QUE SE ACREDITA HOJE EM DIA

Os estudos sobre poltergeists avançaram, e o que se diz é que eles são causados por pessoas com grande faculdade psicogenética, e devido a traumas sofridos, desencadeavam o fenômeno físico. Os estudiosos dessa atividade sobrenatural puderam notar alguns fatos:

  • mesmo com todas essas atividade físicas, o espírito nunca era visto
  • os fenômenos se concentravam em um "agente" (é a única atividade que precisa da presença humana para se estabelecer)

Normalmente, a pessoa que fazia tudo isso acontecer, eram meninas adolescentes. Pois elas passavam, devido a puberdade, por grandes períodos de instabilidade emocional. Esses distúrbios femininos despertavam coisas muito interessantes!

  • telecinesia (capacidade mental, onde o ser humano consegue controlar o ambiente com apenas o pensamento) 

Assim, as meninas conseguiam direcionar, inconscientemente, rajadas de energia telecinética no ambiente e dessa forma, conseguiam descarregar seus medos e frustrações. E no memento em que essas mudanças hormonais chegassem ao fim, as atividades paranormais também cessariam.


DURAÇÃO DO FENÔMENO

Em todos os casos, onde esse fenômeno se fazia presente, notaram que a duração era limitada. Tinha um início e um fim e não demorava muito. Leva de minutos a alguns meses, ou alguns anos, mas eles cessavam. Diferentemente de assombrações, que tomam o lugar, e de lá não saem, podendo durar séculos. Há uma grande diferença entre esses "fantasmas."


Mesmo que esse fenômeno seja passageiro, ele não deixa de ser tremendamente assustador. Imagina coisas voando a sua volta, tentando te acertar violentamente. É muito difícil conviver com algo desse gênero. E infelizmente existem àquelas pessoas que mantém esse fenômeno por toda a vida, e nunca mais se livram dele, até o momento de suas mortes.

Agora que entendemos um pouco do que é um poltergeist, vamos assistir à um vídeo para termos noção, de com o que, estamos lidando.

Esse documentário passou no canal GNT e foi parar no youtube. Lá, ele está dividido em 5 partes, mas colocarei apenas a primeira. Se colocar em 6' e 18", verá o fenômeno com bastante clareza.




>> Vamos falar de um caso assustador e muito famoso, que se passou no norte da Inglaterra.


O POLTERGEIST DE ENFIELD

No ano de 1977, a família Harper vivia em Enfield na Inglaterra, mas a partir do meus de agosto, coisas estranhas fizeram com que a vida de Peggy e seus quatro filhos, se tranformasse em um filme de terror.

Peggy chamou a polícia à sua casa apóis dois de seus quatro filhos, Margaret 13 anos, Janet, de 12 anos, Johnny, de 10 anos e Billy, de 7 anos, alegarem que a mobília havia movido e sons foram ouvidos vindos das paredes. 

O policial viu uma cadeira deslizar no chão, mas não sabia se tinha sido sozinha ou empurrada por alguém. Reclamações foram feitas posteriormente de vozes supostamente demoníacas, ruídos altos, pedras e brinquedos atirados, cadeiras viradas e o mais incrível, levitação de criança.

Todas essas atividades acabaram chamando bastante atenção da imprensa, e a história logo era tomada pelos jornais britâncos.

Em 2011, a BBC News contou que em uma entrevista de rádio, o fotógrafo Graham Morris, afirma que os eventos eram verdadeiros.

Em todos os locais da casa, objetos voavam, pegavam fogo, ouviam-se barulhos e gemidos misteriosos, vindo de lugares onde nada poderia gerá-los. Contudo, a parte mais estranha desses acontecimentos misteriosos atingiu a pequena Janet, que de um dia para o outro, começou a entrar em transes, falar com uma voz demoníaca e ainda levitar pela casa, como se isso fosse comum.

Conforme essas situações ocorriam, a fama do caso foi se espalhando e assim diversos médium, dentre eles, os Warren, foram até a casa para tentar explicar o que e por que aquilo estava acontecendo com aquela família.

Contudo, o mais interessante é que alguns fotógrafos também conseguiram acesso ao local, dessa maneira eles instalaram câmeras que tiravam fotos de maneira automática, o que gerou um grande registro fotográfico, tornando esse um dos casos paranormais mais bem documentados do mundo.


AS FOTOS










O QUE VOCÊ ACHOU DESSA HISTÓRIA? ACREDITA QUE SEJAM PODERES PSÍQUICOS CAUSADOS POR PESSOAS, OU SÃO REALMENTE ESPÍRITOS TRAVESSOS, QUE APENAS QUEREM NOS ASSUSTAR OU ATÉ MESMO SE VINGAR??

Deixem seus comentários para que possamos conversar um pouco sobre o assunto!!

Boa Noite!


Fontes: Wikipedia, blog Além da Imaginação, Sobrenatural, Revista Historien)



Um comentário:

  1. É fato que existem muitas histórias mentirosas que retratam o fenômeno, mas sabe eu acredito. Não sei ainda se na teoria da telecinética ou da paranormalidade.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir