30 de maio de 2014

[Resenha #22] - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Olá gente!!

Hoje vou falar um pouco de uma estporia que faz parte do Duelo de Titãs. Como vocês já sabem, estou participando, com blogs amigos e o primeiro desafio foi lançado pela equipe adversária, ICE. E este desafio era identificar, dentro de 25 quotes, o nome dos livros e depois escolher um e resenhá-lo.

Eu vou fazer uma breve resenha, porque além de estar doentinha, meu mouse se espatifou no chão e está no "esqueleto" dele!! Dificultando o uso.




MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

Sinopse

após a morte que Brás Cubas decide narrar suas memórias. Nesta condição, nada pode suavizar seu ponto de vista irônico e mordaz sobre uma sociedade em que as instituições se baseiam na hipocrisia. O casamento, o adultério, os comportamentos individuais e sociais não escapam à sua visão aguda e implacável, nesta obra fundamental de Machado de Assis


A OBRA

Brás Cubas começa sua estória dedicando-as aos vermes. O que faz a narrativa ser bem curiosa. Durante a leitura ele vai contando seus feitos em vida, até chegar ao momento de seu enterro. Ao longo de sua jornada aqui, ele se apaixona muitas vezes, mas nunca foi bem sucedido. Hora porque uma não o queria, hora era coxa. Tinha problemas nas pernas.

Em relação a carreira não foi bem sucedido. Presenciou algumas mortes e reencontrou amigos. Pode-se dizer que teve uma vida triste, pelo menos eu acho. Nunca se casou ou teve filhos. Senti o protagonista um pouco irônico e um pouco arrogante em certos momentos.

Mesmo que ele tenha levado esse tipo de vida, gostei muito da estória porque ela é contada de forma engraçada. Eu gosto muito de Machado de Assis. Ri bastante em certas partes. É uma estória que vale muito a pena ser lida. É um clássico maravilhoso. Vale a pena, também, assistir ao filme! É antigo, mas muito interessante!



A postagem foi curtinha e espero que tenham gostado!! Deixem seus comentários e não se esqueçam da nossa literatura!!

Beijinhos

Um comentário:

  1. Mi! Eu já disse em todas as redes que amei sua resenha né? Mas não disse aqui no blog!
    Ficou linda!!
    Li "Memórias Póstumas" há um tempinho atrás, e achei muito interessante. Não é meu livro predileto, porém ele me traz recordações realmente positivas e engraçadas. Eu li pela primeira vez aos 9 anos, e não conseguia entender como um morto escreveu um livro rsrsrsrs.
    Beijos,
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir