1 de dezembro de 2013

[Resenha #5] - O Céu Está Em Todo Lugar

Título: O Céu Está Em Todo Lugar
Título Original: The Sky Is Everywhere
Autora: Jandy Nelson
Ano: 2010
Editora: Novo Conceito
Páginas: 424
ISBN: 978-85-63219-37-4


Classificação: 4/5













DA TRISTEZA AO GRANDE AMOR

Lennie é uma adolescente que ama música e ainda mais, tocar seu clarinete. Era uma menina muito feliz, até perder sua irmã mais velha, Bailey, de forma inesperada. Inconformada por perder a pessoa que mais amava no mundo, Lennie se deixou levar pelo luto e se fechou para o mundo. Não tocava mais seu instrumento favorito, não falava mais com as pessoas de sua casa e esqueceu sua melhor amiga. Em seu coração agora só restava dor.

Bailey fora para ela um exemplo de vida. Sua avó pedia para que tirasse os pertences dela do quarto mas Len não permitia. Se ela tirasse tudo de lá, seria como se ela tivesse aceitado sua morte e que sua irmã fosse esquecida. Sempre depois das aulas ela ia até o guarda-roupa e vestia algumas peças, sentia o perfume que ainda restavam nas roupa, pensava em como eram unidas e na falta que ela fazia.





Lennie sempre morou com Bailey, sua avó e seu tio. A mãe das meninas tinha ido embora quando eram pequenas, pelo chamado “gene impaciente” da família. Que fazia com que as pessoas quisessem sair mundo a fora e viver cada dia de uma forma diferente. Não paravam em um lugar só, e a única coisa que tinham de sua mãe eram as histórias contadas pela avó. Elas gostavam de fantasiar o destino e profissão da mãe. Sempre falavam sobre isso como se ela fosse uma heroína.

Os dias foram passando e a dor nunca diminuía. Continuava indo para escola e detestava os olhares de pena que todos davam a ela. Até que sua amiga, que fazia um grande esforço para manter contato, mencionou um novo aluno na escola, Joe Fontaine, de aparência muito atraente a todas as meninas. Ele era estrangeiro e tocava violão na banda da escola. A mesma que Lennie fazia parte. 

Uma pessoa que sempre ia em sua casa era Toby, ex namorado de Bailey. Quando estavam juntos eles se sentiam consolados um pelo outro. Parecia que só eles sabiam pelo que estavam passando, mais ninguém. Eles falavam dela, relembravam fatos engraçados e tentavam matar a saudade, que era imensa. Lennie nunca tinha namorado antes. Só dado alguns beijinhos em poucos meninos em algumas festas.

De repente, em um dia como outro qualquer, pelo menos era o que ela achava, Toby foi até sua casa para compartilhar mais um dia de conforto, contando suas lembranças da querida Bailey, quando ele e Len se beijaram. Foi um beijo muito forte, como se extravasassem todas as emoções. Após esse ato sem pensar, Lennie foi banhada pelo arrependimento e vergonha por beijar o grande amor da vida de sua irmã.




Decidida a não deixar mais esse erro acontecer, continuou encarando os dias, até que teve a oportunidade de conhecer Joe. Ele sabia de sua perda mas a tratou como se nada tivesse acontecido e estava sempre sorrindo. Isso fazia com que Len se sentisse normal, o que acabou gostando. No decorrer dos dias, ficavam cada vez mais amigos e um sentimento diferente foi crescendo no coração da irmã mais nova.

Joe estava tão próximo de Lennie que acabava indo todos os dias em sua casa levar croissants de chocolate e sempre pedia para que fizesse um dueto com ele. No momento ela estava começando a se sentir mais feliz com Joe, mas não podia deixar Toby de lado. Ela continuava a recebê-lo em casa e ela também não conseguia deixar de se entregar a ele. Mesmo sabendo que Joe gostava dela de verdade e ela dele.


Lennie,  percebendo esse sentimento de felicidade crescendo e o amor por Joe Fontaine também, se sentia culpada pela sua irmã. Como ela poderia estar feliz sabendo que sua irmã não estava mais ao seu lado e que Bails nunca mais ficaria feliz com nada?






O QUE ACHEI DESSE LIVRO

Eu gostei muito do livro, não virou um dos preferidos, mas gostei da estória. No início achei muito triste, com sentimentos pesados. Lennie ficava relembrando a todo instante de sua irmã e que ela não conseguiria ter uma família, ou saber se ia passar no teste para atriz.

A autora conseguiu me fazer sentir toda a dor de perder um ente querido. E como todos sabem, a dor é bem forte, mas no decorrer do livro, as situações se tornam mais leves, e vira um romance adolescente como todos os outros.

Outra coisa que me chamou atenção foi que Lennie escrevia alguns diálogos que tinha com a irmã ou seus sentimentos em determinados momentos e ia deixando pelos cantos da onde ela morava. E a cada capítulo tem uma página especial, mostrando tudo que ela escreve e aonde ela deixou. Ela escrevia e jogava fora.






Só peço desculpas por não serem minhas fotos originais. A câmera que eu uso para fotografar os meus livros é a do meu celular e não sei porque aquele bendito não quer ligar. Por isso nesses últimos posts você não encontra as minhas fotinhos. Desculpa mesmo. Mas para poder ilustrar esses textos que ela vai deixando por onde mora, peguei algumas fotos na internet para que pudessem ver um pouquinho de como é a página "especial" e o que ela escreve.


O QUE EU NÃO GOSTEI NO LIVRO

Gente, uma coisa que me incomodou muito nesse livro foi a capa. Ela é bem diferente como falei no post anterior, quando comprei o livro. Ela é diferente. Um pouquinho áspera, mas não foi isso o que atrapalhou. O problema é que essa capa se estraga muito fácil. Eu sou muito cuidadosa com meus livros. Todos tem aparência de recém comprados e como prezo pela aparência do livro me chateou muito.

Eu costumo deixar o livro, quando não estou lendo, ao meu lado na cama ou na minha estante, paradinho. Mas a capa não resiste a nada. Ela vai perdendo pedacinhos e fica cheio de espacinhos brancos faltando. Fica muito feio. Achei que era eu que não estava cuidando ou que acabei comprando um livro muito antigo, que devia estar para vender a séculos até que pesquisei e percebi que aconteceu a mesma coisa com outros leitores.


VIRARIA FILME?

Não acredito que esse livro pudesse virar filme. Mesmo ele sendo um bom livro, não dá muito conteúdo, digamos assim. Ficaria muito parecido com outros. Não é uma história com muitos conflitos ou muitos efeitos especiais. É simples e por isso poucas pessoas se interessariam para ver.



Gente, que post longo né?? Espero que tenham gostado!! Não deixe de comentar!!

Beijinhos




Nenhum comentário:

Postar um comentário