30 de dezembro de 2013

[Resenha #9] - A Pirâmide Vermelha




Título: A Pirâmide Vermelha
Título Original: The Red Pyramid
Autor: Rick Riordan
Ano: 2010
Editora: Intrínseca
Páginas:
ISBN: 978-85-98078-97-7


Classificação: 4/5






De Volta Ao Egito Antigo

Carter, quatorze anos, e Sadie, doze anos, são irmãos que vivem separados. Carter vive com o pai, Julius, sem casa fixa e ficam andando de museu em museu estudando artefatos egípcios. Sadie mora com seus avós, os Faust. Ela tem uma vida normal. Ia a escola e tinha amigos. Sua vida era bem diferente da de seu irmão, que estudava em casa e não tinha visa social nenhuma.

A mãe dos meninos morreu de forma misteriosa. Algo que ninguém explicava para os irmão Kane. Tudo o que sabiam era que os Faust culpavam Julius pela perda da filha deles e quando ele foi pedir a guarda dos filhos, os Faust fizeram ele ficar apenas com Carter. Eles se apegaram apenas à Sadie. Não gostavam nem de olhar o outro neto.


O pai das crianças, andava muito estranho. Ele sempre foi de andar por aí olhando para todos os lados e por cima de ombro de minuto em minuto, mas naquele dia, Carter o notou um pouco mais nervoso, mas não quis falar nada. Foram até a casa de Sadie, que a viam apenas uma vez no ano e logo partiram para um novo museu para que seu pai estudasse mais um artefato. Ela não gostou nem um pouco.


Assim que todos chegaram ao museu, seu pai foi logo atrás da Pedra de Roseta. Nesse momento ele mandou os meninos se afastarem e quando Julius achou que ninguém mais estava vendo, ele conjurou um círculo azulado a seus pés e tirou da bolsa que estava com ele um objeto em forma de bumerangue e encostou na pedra e começou a escrever hieróglifos e quando percebeu que as crianças o vigiavam, a pedra de Roseta Explodiu.

As crianças viram quando ele chamou por Osíris. Após a explosão Carter viu tudo em ruínas e sua irmã inconsciente ao seu lado. Viu também que seu pai segurava com força o bumerangue e olhava para frente, mas não na direção deles. Logo Carter ouviu uma gargalhada a sua frente e percebeu a silhueta de um homem de fogo.


"Você não foi invocado" - Julius
"Eu nunca sou invocado Julius, mas quando você abre a porta, deve estar preparado para receber visitas!" - Homem de Fogo 

A partir daí os meninos vão descobrindo aos poucos sobre quem realmente são e precisam salvar o pai do domínio essa misteriosa criatura. Durante seu sofrido caminho conhecem muitas pessoas que querem derrubá-los, mas também conhecem pessoas e deuses muito bons que estão prontos para se sacrificarem pela dupla.

O QUE ACHEI DO LIVRO

Comprei esse livro na penúltima bienal do livro aqui no Rio e só agora que realmente li. Faz muito tempo mesmo!! Tinha começado a ler, mas a minha expectativa estava muito alta por causa de Percy Jackson. O que me fez não gostar nem um pouquinho do livro e deixá-lo de lado. O livro é totalmente diferente. Tem muita ação, como no outro sim, mas para mim, não foi tão bom quanto.

Resolvi dar mais uma chance a ele porque decidi ler os livros que tinha comprado e que até agora não foram lidos. Quando recomecei a ler, foi a mesma coisa. Minha leitura estava sendo empurrada com a barriga, lia um pouquinho e logo largava, mas a medida que insistia e a estória foi se aprofundando, passei a gostar mais. Hoje sinto falta de alguns personagens como Bastet, a deusa dos gatos, Carter e Sadie!!

O livro tem 41 capítulos, a capa é linda demais e na parte de dentro você encontra alguns hieróglifos que Rick Riodan inventou para esse livro. Os capítulos são contados ora pelo Carter e ora pela Sadie. Ao longo da leitura gostei mais dos capítulos narrados pela minha querida heroína!! 

Uma das coisas que encontra também é o humor! Tem mais ação, mas tem suas pitadinhas de humor que completa a estória. O estória do livro 1 seria uma gravação deixada pelos irmãos. E no meio da "gravação" eles discutem! Tem cada coisa mais engraçada do que a outra!!


[Cale a boca, Sadie. Sim...já vou chegar nessa parte.]

[Dê logo a droga do microfone] - Sadie

[Tudo bem, Sadie. Pode me chamar de galinha com cabeça de Carter. Feliz?]

[Sim Carter, eu preciso respirar de vez em quando.]

(Essas partes são ótimas!)

No decorrer da estória você conhece um pouquinho dos deuses egípcios. O autor incluiu a cada um uma característica bem marcante. Uns são bons, outros ruins e ainda tem os maluquinhos! Se ler ou se já leu, vai entender de quem estou falando. Podemos notar até uma atraçãozinha que os meninos sentem ao conhecer certas pessoas! Muito fofos! Ah o amor jovem...

Bom é isso. Gostei muito e vou continuar a ler até completar a coleção. Só não digo com certeza uma data, mas que vou ler, eu vou sim! Gostaram?


Beijinhos


2 comentários:

  1. Adoro o estilo de escrita do Rick Riordan, concordo que esse livro não é tão bom quanto PJ, mas tbm gosto bastante da trilogia!

    Beijos
    whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, acho que nada será igual a PJ!! Estou super curiosa para terminar as crônicas de Kane!!

      Beijinhos
      Mirelle Marques

      Excluir